Camilo Santana faz "varredura" nos ministérios e confirma liderança no Nordeste
06/12/2018 10:34 em Política

O governador Camilo Santana (PT) durante toda esta semana confirmou, em Brasília, um protagonismo entre os governadores do Nordeste anunciado logo após apuração dos votos no primeiro turno, quando foi reeleito com mais de 3.4 milhões de votos.

 Além de capitanear o encontro dos gestores eleitos e reeleitos dos estados nordestinos, o governador do Ceará intensificou uma agenda diversa na capital e conversou com agentes importante do governo para garantir um incremento no orçamento do Ceará em 2019. 

Entre as principais bandeiras defendidas por Camilo junto aos governadores são os royalties do pré-sal, cujo bônus de assinatura tramita no Senado Federal. Com o entendimento pleiteado a Eunício Oliveira, o governador pretende desafogar as contas do estado e dos municípios cearenses, cujas folhas da pagamento estão comprometidas.

 É neste ponto que os governadores apostam a confiança maior no gestor cearense. Estabelecer o repasse para os estados através dos rendimentos do pré-sal significa traçar um novo cenário, mais otimista, nas contas públicas a partir do ano que vem. 

Na próxima semana, dia 12, uma pauta específica será tratada junto com o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e o futuro Ministro da Justiça, Sérgio Moro, para tratar da Segurança Pública na região. 

Neste ponto o Ceará entra em pauta de maneira específica por conta da atuação de facções criminosas no estado. É este um dos maiores desafios do governador no segundo mandato, com o qual teve de lidar durante os primeiros quatros anos de gestão, quando pelo menos três chacinas em Fortaleza puseram em cheque a efetividade do estado em combater a disputa de território por droga.

Não obstante, Camilo fechou as atividades desta quarta-feira (6), com a garantia de mais R$ 46 milhões para o Cinturão das Águas. Ele se reuniu com o Ministro da Integração, Pádua Andrade, e marcou o dia da inauguração da Transposição do Rio São Francisco em Jati, que deve ocorrer entre os dias 26 e 28.

Esforços de interesse exclusivo do Ceará também foram pautados na agenda do governador. Para isso, se reuniu com o Ministro dos Transportes, Valter Casemiro, e discutiu sobre o Anel Viário da região metropolitana de Fortaleza, BRs que cortam o estado e duplicação da CE-155.

Conversas com o Ministro das Comunicações Gilberto Kassab, da Saúde, das Cidades e com o presidente do STF, Dias Toffoli, também integraram a agenda pré-2019 de Camilo.



Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

 (Foto: Ascom)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!