Juazeiro realiza programação referente à campanha de combate à hanseníase
08/01/2019 12:53 em Cariri

Durante este mês a secretaria Municipal da Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte realiza atividades referentes ao Janeiro Roxo, campanha mundial de combate e prevenção da hanseníase. 

A abertura oficial acontecerá na próxima quarta-feira, dia 9, às 08h30, no Centro de Dermatologia, com a presença de autoridades municipais. Será um momento para dar maior visibilidade à doença, que apesar de antiga permanece atingindo a sociedade.

Entre os dias 14 e 25 de janeiro acontecerá treinamento para médicos e enfermeiros, no Centro de Dermatologia, com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeira deste Centro de referência. O treinamento terá continuidade em fevereiro. O foco será a prevenção das incapacidades físicas que a doença traz para os pacientes.

Haverá também atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o apoio da coordenação da Atenção Primária, onde os profissionais poderão desenvolver atividades educativas e realizar busca ativa de pacientes, promovendo um momento de conscientização na comunidade.

O encerramento será no dia 28, já que no último domingo do mês (27) comemora-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Na UBS 16/43, do bairro Frei Damião, será realizada solenidade de certificação das equipes de Estratégia Saúde da Família desta Unidade, em reconhecimento ao empenho no combate à doença.

 

Por João Boaventura Neto

Miséria.com.br

(Foto: Reprodução)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!