Equipe do Programa Criança Feliz de Juazeiro do Norte visita Comunidade MCMV do Bairro Aeroporto
31/01/2019 23:25 em Cariri

Na manhã desta quinta feira (31) a equipe do Programa Criança Feliz sob a coordenação de  Patrícia Almeida Cruz visitou as residências do Residencial Tenente Coelho IV dando assim prossseguimento ao trabalho já iniciado nos Residenciais Tenente Coelho II e III que em seguida visitará o Residencial I. 

O programa Criança Feliz faz parte do Ministério da Cidadania (Secretaria Especial do Desenvolvimento Social) que foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5  de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.  

Consiste em visitas domiciliares promovidas por equipes específicas que acompanham o desenvolvimento das crianças e suas famílias. Nessas visitas, são realizadas avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças. São trabalhados os estímulos, análises do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.

O acompanhamento potencializa os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).  

De acordo com a coordenadora Patrícia Almeida, desde a implantação do Programa no município já foram visitados 14 bairros atingindo  a meta de 90% em que se destacou à nível estadual e Nacional e assim contemplado para ampliação do programa que atendendo 800 passou a acompanhar 1.600 famílias.

O Criança Feliz tem como público prioritário: gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família;  crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC2;  crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

"Este programa é de grande importância. As visitas domiciliares do Criança Feliz assumem, então, as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância principalmente para grande parte  das  crianças  desta comunidade. Por isso, a minha preocupação e iniciativa de buscar junto ao município através da SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho)", destacou o líder comunitário Cieldo Silva.  

Considerado um dos maiores programas voltados à Primeira Infância do mundo, o Criança Feliz de Juazeiro do Norte virou notícia na revista nacional da Fundação Bernard Van Leer “Da Ciência à Prática”, que conta através de imagens e matérias as experiências exitosas de boas práticas e apoio ao desenvolvimento infantil na América Latina.

 

Redação Colina Web Radio/Com Informações da ASCOM - Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!