segunda-feira , 15 outubro 2018
Home / Cariri / Aplicativo promete alavancar aprendizagem dos alunos em Matemática, em Juazeiro

Aplicativo promete alavancar aprendizagem dos alunos em Matemática, em Juazeiro

Aplicativo promete alavancar aprendizagem dos alunos em Matemática, em Juazeiro (Foto: Reprodução)

Em 28/09/2018 às 10:24

Aplicativo adquirido recentemente pela secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte promete elevar os níveis de aprendizado dos estudantes na disciplina de matemática. Trata-se do app Matematicando. A ferramenta deve começar a ser utilizada em sala de aula já no mês de outubro. 

A aquisição do programa se deu em virtude dos baixos índices que o município apresentando nas avaliações externas do 5º e 9º anos em matemática. A ferramenta está sendo usada em 11 municípios da Região Norte do país e chega ao Ceará com a possibilidade de fazer o estudante aprender matemática se divertindo dentro e fora da sala de aula.

“(…)o aplicativo  é uma aposta, não viemos trazer solução pra tudo, e o que a gente tá trazendo é apenas ferramenta que pode contribuir neste processo, uma nova forma de aprender e ensinar matemática que envolve um método diferente de ensinar as operações básicas da matemática utilizando conceitos de cromoterapia e programação neurolinguística. Isso tudo dentro de um ambiente de game (…)”, pontuou Walter dos Santos, professor de gestão e tecnologia da informação da Universidade Federal do Pará e sócio diretor da Inteceleri, empresa desenvolvedora do aplicativo e parceira da Google for education.

Matematicando utiliza metodologia de game (Foto: Divulgação)

O aplicativo deve ser utilizado durante os próximos 10 meses nas turmas do 4º ao 8º ano. No final da temporada será realizado o torneio “Matematicando” em três níveis: entre estudantes da mesma sala, entre as salas de aula e depois entre as escolas do município.

O aplicativo não é a primeira ferramenta adquirida pelo município para o ensino da matemática. No início do ano a secretaria de educação firmou parceria com a Fundação Lemann e iniciou o projeto “Matema” que está em fase final de treinamento docente e deve ser inserido na rede no próximo mês de dezembro.

Socorro José de Sousa, Gerente do ensino fundamental e também do Mais PAIC explicou a diferença entre as duas ferramentas: Matema e o App Matematicando.

“O aplicativo matematicando vem fortemente voltado para uma metodologia que utiliza o game e que traz para a sala de aula a ferramenta que todo mundo utiliza, que é o celular, o computador. E, através de torneio, de atividades em sala de aula, ele traz uma motivação para o aluno. Já o foco do Matema é a didática específica da matemática voltada mais para a preparação do professor e como ele abordar os temas em sala de aula”, finalizou.

Por Ana Lima e João Boaventura Neto
Miséria.com.br

Compartilhar

Veja Também

Agricultores de Barbalha produzem biogás e biofertilizante a partir do esterco

Em 11/10/2018 às 10:46 Há quase um ano seu Raimundo Manoel da Silva e dona Beatriz ...

Deixe uma resposta