terça-feira , 25 setembro 2018
Home / Cariri / Artesanato e história de Crato, Juazeiro e Barbalha são tema de exposição no Rio de Janeiro

Artesanato e história de Crato, Juazeiro e Barbalha são tema de exposição no Rio de Janeiro

Exposição “O Nordeste é Aqui” leva história e tradição do Cariri para o Sudeste do Brasil (Foto: Divulgação)

Em 20/08/2018 às 17:48

Documentos, roupas, móveis e itens históricos que pertenceram a Padre Cícero e outras grandes personalidades de Juazeiro do Norte, assim como peças do artesanato de Crato e Barbalha e fósseis do Geopark Araripe integram as exposições “Meio ambiente e religiosidade” e “Artesanato e folclore”, respectivamente, no Rio de Janeiro.

A partir desta quarta, 22, visitantes do Sesc Tijuca poderão conhecer um pouco mais da história de Juazeiro do Norte e de Padre Cícero Romão Batista através da exposição “Meio ambiente e religiosidade”.

Já no Sesc Nova Iguaçu, o artesanato do couro, madeira, palha, renda, gesso e pedra kariri assim como a cultura do caririense serão valorizados com a exposição “Artesanato e folclore”, que se inicia dia 23, quinta-feira.

Padre Cícero e a beata Maria de Araújo ganham representação em dois bonecos em tamanho real, feitos pelo artista plástico Pedro Ferreira. Participam também o Grupo Bonequeiras do Pé de Manga, do Crato, os bonecos de areia do artesão Wilton, de Barbalha, e as tradicionais miniaturas de Padro Cícero do Centro de Arte e Cultura Mestre Noza.

Ambas exposições fazem parte do projeto “O Nordeste é aqui”, do jornalista Marcelo Fraga, no Sesc RJ, que tem o objetivo de preservar as tradições nordestinas e refletir sobre sua importância para o país.

Também serão realizados cursos, oficinas, debates, shows e outras atividades. A programação completa se estende até dezembro. Veja mais aqui.

Por Alana Soares/Agência Miséria
Miséria.com.br

Compartilhar

Veja Também

Bispo de Quixadá preside missa do Padre Cícero nesta quinta-feira (20)

Em 20/09/2018 às 13:58 A missa em louvor ao Padre Cícero Romão Batista , que acontece ...

Deixe uma resposta