quinta-feira , 19 julho 2018
Home / Curiosidades / Curiosidade: Como saber se uma bebida é falsa ou não?

Curiosidade: Como saber se uma bebida é falsa ou não?

02/01/2018 às 14:08:59

Você já tinha ouvido falar de falsificação de bebida alcoólica? Bom, se você é um amante dessa prática, beber é uma atividade normal para você, não é mesmo? Um dia você resolve comprar aquele Whisky que seus amigos sempre o recomendam. Ao beber, ele não cai nada bem. Isso pode ser um sinal de que talvez a bebida seja falsificada.

Assim como qualquer outra fraude, o motivo das pessoas fazerem isso é puramente para lucrarem. Pessoas que produzem e comercializam o chamado álcool ilegal, ou falsificado. O que mais preocupa são as embalagens que podem ser bastante próximas ou até mesmo idênticas as originais. Mas não se engane, o produto em questão é de qualidade baixa.

Danos para a saúde

Bebidas alcoólicas autênticas, contem asseguradamente o álcool etílico em sua composição. Ele é um produto considerado seguro se consumido de uma forma moderada. Já no caso de bebidas falsificadas, praticamente qualquer tipo de substância química pode ser encontrada. Elas costumam ter produtos químicos que geralmente são utilizados em produtos de limpeza, removedores e até mesmo esmaltes.

Falando em uma forma mais geral, o consumo de bebidas falsas pode causar vômitos, dores abdominais, tonturas e sonolência. Sendo que em alguns casos isolados podem resultar em sequelas bastantes graves. Um dos mais graves é o caso do metanol, que é bastante usado na fabricação de vodcas falsificadas e como consequência pode causar cegueira permanente em quem consome o produto.

Identificando bebidas falsas

Assim como qualquer outro produto falso, o primeiro passo é desconfiar de preços muito baixos. Principalmente quando se tratar de bebidas raras, o cuidado deve ser o dobro. Compare preços em outros locais e até mesmo na internet para que você não acabe adquirindo um produto de origem duvidosa.

Uma dica muito boa é você conferir o lacre. Aqui no Brasil, bebidas alcoólicas precisam ter o selo do IPI, que é o Imposto sobre Produto Industrializado. Se você encontrar uma garrafa sem o selo em questão, quer dizer que ela não foi fiscalizada por autoridades brasileiras. Confira também se o lacre da bebida não está violado. Caso contrário, talvez ela tenha sido adulterada.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Curiosidades.com

Compartilhar

Veja Também

Curiosidade: A Lua está deixando os dias mais longos; entenda

07/06/2018 ás 17:21:55 Quando temos muitas tarefas para realizar, às vezes desejamos que o dia fosse ...

Deixe uma resposta