quarta-feira , 25 Abril 2018
Home / Curiosidades / Curiosidade: Onde e por quê acontece o Sol da Meia Noite?

Curiosidade: Onde e por quê acontece o Sol da Meia Noite?

02/01/2018 às 14:28:00

O sol que não se põe. Você provavelmente já ouviu falar sobre esse fenômeno. Ele não pode ser visto em todos os lugares do mundo mas é realmente lindo de se ver. Algumas fotos que rondam a internet podem te dar uma breve noção de sua beleza. Mesmo que não se compare a vê-lo pessoalmente. A maioria não sabe explicar porque isso acontece e o motivo de nem todos poderem vislumbrá-lo pelo menos uma vez na vida.

Mas, para começar, o que é o sol da meia noite? Esse nome é dado para o momento no qual é possível ver o sol claramente durante todas as 24 horas do dia. Durante esse período você conseguirá observar a trajetória do sol “normalmente”. Ele irá se locomover pelo céu como de costume. Porém não vai se pôr. Fazendo com que seu ponto mais baixo seja perto da linha do horizonte. Para você presenciar esse evento é preciso estar no lugar e hora certos.

Momento do fenômeno

O evento denominado como sol da meia noite só pode ser visto nos lugares próximo aos círculos polares e nos respectivos pólos. Ele acontece algumas vezes ao ano. Principalmente quando o verão está se aproximando. Acontece principalmente nos dias que antecedem a estação. Para aqueles que se encontram no Polo Sul, o evento acontece entre os meses de outubro e março. Enquanto isso no Polo Norte, você irá conseguir vê-lo entre os meses de abril e setembro. Principalmente se estiver na Suécia, Islândia, Noruega ou Finlândia.

Motivo

A grande pergunta é porque isso acontece nesses lugares específicos durante esse período? Durante essa época do ano, a Terra fica em uma determinada posição em relação ao Sol, que faz com que o fato seja possível. Quando isso acontece, os raios solares acabam incidindo nos pólos durante um maior tempo. Esse período dura seis meses e os momentos antecessores e posteriores a ele são chamados de noites brancas. Outra curiosidade sobre o assunto é que enquanto isso acontece, o Círculo Polar Ártico é completamente iluminado durante as suas noites.

A forma como esses locais são iluminados é muito diferente do que presenciamos em nosso país. O movimento exercido pela Terra influencia e varia o clima e a incidência de luz de forma diferente em cada área. Se você pretende ir em algum desses lugares durante esse período não perca a chance de observar esse fenômeno de perto.

Curiosidade.com

 

Compartilhar

Veja Também

Curiosidade: Mulher que toma cerveja é mais feliz e têm menos chances de infartar, diz estudo científico

19/04/2018 às 14:30:16 Segundo os estudiosos, as mulheres que consomem cerveja uma ou duas vezes por ...

Deixe uma resposta