sexta-feira , 21 setembro 2018
Home / Curiosidades / Curiosidade: Você conhece os efeitos da maconha no cérebro?

Curiosidade: Você conhece os efeitos da maconha no cérebro?

11/04/2018 às 13:23:55

Poucos minutos após fumar maconha, a frequência cardíaca acelera, os vasos sanguíneos se dilatam, os olhos ficam vermelhos, a pressão arterial aumenta… os efeitos da maconha causam mudanças significativas no corpo.

As mudanças causadas pela maconha naqueles que a consomem não se dão apenas a nível físico, mas também mental. Os efeitos da maconha no cérebro são bem conhecidos. Acreditamos que hoje sejam poucas as pessoas que não sabem o que é a maconha. No entanto, é necessário parar e lembrar o que é exatamente essa substância.

O que é a maconha?
A maconha ou cannabis é uma mistura verde ou cinza de flores e folhas secas partidas da planta de cânhamo. Existem mais de duzentos termos populares para designá-la.

Maconha é o nome que os mexicanos deram ao cânhamo índico. Trata-se de uma espécie das moráceas e possui a aparência de uma urtiga fina. Mede cerca de um metro e oitenta centímetros e pode ser cultivada em qualquer lugar em que haja calor. As propriedades da cannabis fizeram com que ela se tornasse uma planta com muitos usos e de grande tradição. É utilizada para fins recreativos (drogas), medicinais e industriais (como matéria-prima).

A cannabis é originária da Ásia central e do sul. O povo assírio a utilizava em suas cerimônias religiosas e a batizaram de “qunubu”. E foi assim, antigamente, que começou o histórico da cannabis em rituais religiosos de todo o mundo.

Tetraidrocanabinol: o principal composto psicoativo da cannabis
O principal ativo químico na maconha é o THC (delta-9-tetraidrocanabinol). O THC é o principal composto psicoativo da cannabis e um dos mais de 80 canabinóides diferentes que esta planta contém. Também, o TCH é o canabinóide mais abundante na planta de cannabis.

Quando a maconha é consumida, seja ela fumada, vaporizada ou ingerida, os canabinóides interagem com vários receptores do cérebro e do corpo (que fazem parte do sistema endocanabinóide). Desta maneira, o consumo gera sintomas ou sinais diferentes nos consumidores.

Mente Maravilhosa

 

 

Compartilhar

Veja Também

Descubra o que acontece com o corpo quando você morre

Em 28/06/2018 às 10:33 Independentemente da crença que temos e do que achamos do que acontece ...

Deixe uma resposta