quarta-feira , 17 outubro 2018
Home / Tecnologia / MP recomenda que todos os brasileiros reiniciem os seus roteadores

MP recomenda que todos os brasileiros reiniciem os seus roteadores

08/06/2018 às 16:58:09

A Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) orientou, nessa quinta-feira (7), que todos os brasileiros com acesso à internet reiniciem os seus roteadores. A suspeita é que um vírus russo esteja infectando roteadores no mundo todo.

“Todos os proprietários brasileiros devem reiniciar os aparelhos para interromper temporariamente o vírus e ajudar na identificação potencial de roteadores infectados”, diz nota do MPDF.

Como explica o Olhar Digital, com o comunicado, o órgão brasileiro está apenas reforçando um alerta emitido pelo FBI, polícia federal dos EUA, em maio deste ano. A recomendação do órgão americano foi para todas as pessoas e empresas, em qualquer país, que usam um dispositivo de distribuição de sinal Wi-Fi.

O malware ao qual os comunicados se referem é chamado VPNFilter, que seria capaz de bloquear o tráfego em alguns sites, coletar dados de usuários e desativar roteadores remotamente.

Segundo uma análise realizada pela empresa Cisco, o VPNFilter foi instalado em ao menos 500 mil roteadores, em 54 países. Marcas como Linksys, MikroTik, Netgear e TP-Link estão entre as afetadas. O FBI, por outro lado, acredita que o número de infectados pode ser muito maior.

As autoridades recomendam que todos os usuários reiniciem os seus roteadores, troquem a senha de acesso e atualizem o firmware do dispositivo.

O MPDFT afirma que está trabalhando com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil na investigação, que corre sob sigilo.

Notícias ao Minuto

Compartilhar

Veja Também

Facebook diz que problema de segurança afetou 50 milhões de contas

Em 28/09/2018 às 14:42 O Facebook informou, nesta sexta-feira (28), que um problema de segurança afetou quase ...

Deixe uma resposta