quinta-feira , 24 Maio 2018
Home / Tecnologia / Novo golpe do WhatsApp promete isenção do IPVA

Novo golpe do WhatsApp promete isenção do IPVA

Campanha falso do governo está sendo compartilhada por mensagens no aplicativo (Foto: Reprodução/ Notícias ao Minuto)

Em 07/02/2018 às 12:49:27

Mais um golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp. Agora, cibercriminosos prometem a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) como parte de um suposto projeto social do governo federal.

A mensagem envia um link malicioso com a frase: “Governo iniciou neste dia 06/02 o Projeto Social de isenção de IPVA 2018 para famílias em todo Brasil. Confira no site abaixo se você tem direito ao benefício”.

Ao clicar nos links, as vítimas serão direcionadas para o site da campanha falsa, que solicita que a mensagem seja compartilhada até completar a barrinha, conforme mostra imagem abaixo:

A campanha também tem se valido de notificações emitidas pelos navegadores, especialmente o Google Chrome – navegador mais popular no Brasil. O recurso existe tanto nas versões desktop quanto mobile.

A empresa de segurança digital Kaspersky Lab aponta que este golpe acompanha uma tendência dos cibercrimes compartilhados pelo WhatsApp: o uso de temas populares e comuns aos usuários. Desta forma, os criminosos conseguem um número cada vez maior de vítimas.

O primeiro mês de 2018 já registrou mais de 2 milhões e meio de vítimas desses ataques, somente no Brasil. Segundo a empresa, a tendência é que essas campanhas não parem ao longo do ano.

“Como esse será um ano de eleições e contará com um dos maiores eventos mundiais esportivos, podemos esperar que muitos outros golpes circulando pelo WhatsApp no país, dada sua grande popularidade e facilidade de monetização por parte dos cibercriminosos”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.

NoticiasaoMinuto

Compartilhar

Veja Também

iPad de 9,7″ chega ao Brasil com suporte para caneta; veja valores

Em 15/05/2018 às 08:28 O novo iPad da Apple chegou à loja oficial da Apple no Brasil com três ...

Deixe uma resposta