Home / Cariri / Obras da Praça Padre Cícero são parcialmente interrompidas após descoberta de galeria subterrânea

Obras da Praça Padre Cícero são parcialmente interrompidas após descoberta de galeria subterrânea

Escavações serão feitas nesta terça, 19, no entorno do local (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)

Em 18/06/2018 às 16:30

As obras da Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foram parcialmente interrompidas nesta segunda-feira (18), após funcionários descobrirem uma espécie de galeria subterrânea durante escavações nas ruas do entorno. 

A origem e a funcionalidade do local ainda não foram identificados. Uma equipe coordenará uma escavação no entorno na manhã desta terça, 19, para tentar desvendar indícios que apontem sobre o histórico do local.

Escavações serão feitas nesta terça, 19, no entorno do local (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)

Entenda

Inicialmente,  que o local tratava-se de um tanque de gasolina de um antigo posto que funcionava nas proximidades, ainda no Juazeiro antigo. De acordo com o historiador Daniel Walker, também ventilou-se a possibilidade de que o buraco, no passado, tivesse sido usado como fossa séptica. Nas paredes não foi percebido, até o momento, nenhum tipo de resíduo. 

Daniel trabalha com a hipótese de que o buraco no chão foi usado como um depósito de armas durante a Revolução de 14. “Mas ainda é preciso continuar as investigações, ouvindo pessoas idosas que residiram e ainda residem no local, a fim de que possa surgir alguma informação confiável para esclarecer tudo”, disse o professor em uma postagem no blog Portal de Juazeiro. 

Medidas

Uma equipe do Miséria esteve no local na tarde desta segunda-feira (18). Ex-vereador, o radialista Agnaldo Carlos, que mora em frente ao local escavado, desconfia que a descoberta remete à época histórica do Padre Cícero, e que é possível que haja outras construções deste tipo nas ruas do entorno.

Nesta terça, 19, um engenheiro e representantes da Secretaria de Infraestrutura irão coordenar uma escavação em volta do local. Após uma avaliação sobre a importância histórica da descoberta, será decidido sobre o que fazer com a galeria.

Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Compartilhar

Veja Também

Integração muda data de entrega da Transposição do Rio São Francisco

Em 11/07/2018 às 09:18 O Ministério da Integração Nacional (MI) informou, na noite de ontem que, ...

Deixe uma resposta