sexta-feira , 25 Maio 2018
Home / Cariri / Vacinação contra a gripe pretende imunizar 100 mil no Cariri

Vacinação contra a gripe pretende imunizar 100 mil no Cariri

vacina ção será ofertada na região de acordo com grupos prioritários como crianças e idosos (Foto: Reprodução)

Em 24/04/2018 às 09:01:25

A campanha nacional de imunização contra a Influenza começa nesta semana e terá 12 de maio como o ‘Dia D’ de vacinação. A Secretaria de Saúde do Ceará já confirmou três mortes e sete casos da doença no Estado. Os principais sintomas são febres que podem chegar a 40 graus, dor de cabeça e em outras partes do corpo, além de manchas vermelhas, tosse e muco.

Na região do Cariri, a meta é imunizar mais de 100 mil pessoas que fazem parte do grupo mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórias, como crianças de seis meses e menores de cinco anos, e idosos acima dos 60 anos. Também serão imunizados profissionais da saúde e professores.

Em Juazeiro do Norte, a expectativa é de que 55 mil pessoas procurem pelas unidades de saúde durante o período. O Município deverá receber 60 mil doses, que serão organizadas em cotas. “Vamos disponibilizar as vacinas por etapas”, explica a diretora de Imunização de Juazeiro, Márcio Rejane.

“Essa campanha não é para todo mundo”, conta. “Tem um grupo prioritário já determinado pelo Ministério da Saúde, pessoas mais suscetíveis a ter complicação quando adquire o vírus da doença, que são exatamente os extremos de idade, crianças de seis meses a menores de um ano; idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas e profissionais de saúde”.

Além desse público são aguardadas outras pessoas que têm direito à vacina: indivíduos mais propensos a complicações quando adquire o vírus: aqueles que têm algum comprometimento cardíaco ou respiratório. “Essas pessoas, antes de receber a vacina, devem apresentar um documento que comprove a doença”, adverte Márcia Rejane.

O Crato espera cumprir a meta de vacinar 90% do público-alvo da campanha. Assim como em outros municípios da região, a Secretária de Saúde vai disponibilizar a vacina em todos os postos de saúde. “No Dia D, vamos organizar postos volantes para facilitar a imunização”, destaca a coordenadora de imunização, Danielle Norões. Em Barbalha, 17 mil pessoas são aguardadas nas unidades básicas de saúde.

Dia D de vacinação

As Secretarias Municipais de Saúde confirmam para 12 de maio o Dia D de imunização da Influenza. A vacina tem o potencial de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.

A orientação à população é não ter pressa para procurar pela vacina nos primeiros dias da campanha. Conforme as coordenadoras de imunização revelam, os municípios receberam as doses da vacina de forma fracionada. Em Juazeiro, por exemplo, a primeira etapa de imunização será feita com 11 mil das 60 mil destinadas.

Fonte: Jornal do Cariri

Compartilhar

Veja Também

Miséria lembra os cinco anos de morte da eterna diretora da APAE de Juazeiro do Norte

Em 22/05/2018 às 10:57 O Site Miséria lembra a passagem dos cinco anos da morte de ...

Deixe uma resposta