Prefeitura de Juazeiro do Norte orienta sobre vacinação contra o sarampo
22/08/2019 08:45 em Saúde

Diante dos vários casos de sarampo que estão acontecendo no Brasil, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informa à população que a vacina contra o sarampo é de rotina e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município durante todo o ano.

Crianças devem ter duas doses da vacina, a primeira aplicada com 12 meses de vida e a segunda com 15 meses. As pessoas de até 29 anos devem ter o registro de, no mínimo, duas doses da vacina contra o sarampo, e as de 30 a 49 anos deverão ter registro de no mínimo uma dose vacina. Quem já teve sarampo não precisa se vacinar, pois a doença já induz imunidade permanente.

Pessoas que estiverem com viagens programadas para locais com circulação do vírus do sarampo devem verificar a necessidade de vacinar-se contra a doença na UBS mais próxima. Crianças de seis meses a menores de um ano de idade que irão deslocar-se para municípios que apresentam casos confirmados de sarampo devem tomar uma dose da vacina tríplice viral com, no mínimo, 15 dias antes da data prevista para o deslocamento.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que pode acometer pessoas não vacinadas em qualquer idade. A transmissão se dá de pessoa a pessoa através das secreções nasais ao tossir, espirrar ou falar. Alguns dos sintomas são tosse, febre alta, coriza, conjuntivite, manchas vermelhas na pele, dores no corpo, podendo levar a infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e doenças neurológicas. O agravamento da doença pode levar à morte e a vacinação é a única maneira de preveni-la.

 

ASCOM

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!