Programa ambulatório noturno já fez mais de 16 mil atendimentos em Juazeiro do Norte
31/08/2019 13:57 em Cariri

Há quatro meses o Programa Ambulatório Noturno foi implantado no município de Juazeiro do Norte. Através da secretaria Municipal de Saúde, o Programa Ambulatório Noturno tem a com a finalidade de ampliar o acesso da população aos atendimentos de saúde.

Reduzir as filas na UPA e hospitais e, principalmente, atender a população que não pode estar nas Unidades de saúde no período diurno.

Para que pudesse cobrir toda a população de Juazeiro, os atendimentos noturnos acontecem de segunda a sexta, das 18 às 22h, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Nova, Limoeiro, Pirajá, Franciscanos, Triângulo, Salesianos e São José. As pessoas podem procurar qualquer uma dessas Unidades de Saúde, independente do local que residem.

Os serviços ofertados são consulta médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natais, prevenção do câncer de colo uterino e de mama, planejamento familiar, educação em saúde, além de procedimentos como aferição da pressão arterial, glicemia, curativos, medicações injetáveis, dispensação de medicamentos, entre outros.

Programa ambulatório noturno já fez mais de 16 mil atendimentos em Juazeiro do Norte (Foto: Cedida ao Site Miséria)


Nesses quatro meses de atendimentos, já foram realizados mais de 16.400 consultas médicas; 4.360 consultas de Enfermagem; 1950 procedimentos odontológicos; 16.500 procedimentos gerais como curativos, medidas antropométricas, verificação de pressão arterial e glicemia, nebulização entre outros.

Cícera Maria, moradora do bairro Triângulo, disse em entrevista ao site Miséria que já foi atendida no período da noite por diversas vezes. “Agora ficou melhor, antes não tínhamos assistência durante a noite, agora podemos contar com esses atendimentos”, comemora a senhora que é aposentada.

Em maio, o Governo Federal, através da Portaria 930/2019, lançou o Programa Saúde na Hora, onde amplia os horários de atendimentos de saúde à população, como Juazeiro do Norte já havia se antecipado com os ambulatórios noturnos, nesse mês de agostos conseguimos homologar quatro dessas Unidades de Saúde da Família, por meio da Portaria 2077/2019.



Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

COMENTÁRIOS