Veja novidades do WhatsApp lançadas em 2019 e que talvez você não conheça
08/01/2020 10:50 em Tecnologia

O WhatsApp recebe periodicamente diversas melhorias que, em muitos casos, acabam passando despercebidas pelos seus usuários. Em 2019, algumas foram mais polêmicas, como o limite de encaminhamento de mensagens para 5 grupos. Relembre as principais.

Restrições para adicionar alguém a grupos
Liberada em novembro, a possibilidade de controlar quais contatos podem adicionar você a grupos certamente foi uma das principais melhorias do app de mensagens em 2019.

Agora, é possível acionar um filtro em que o usuário determina quem poderá adicioná-lo aos grupos. São três opções:

todos - essa opção equivale ao modelo atual, que permite que qualquer administrador de grupo inclua novos membros no grupo sem que eles tenham solicitado o convite;
meus contatos - esta opção requer que o administrador esteja na lista de contatos de quem será adicionado ao grupo;
meus contatos, exceto - limita as opções aos contatos e permite a criação de uma lista de pessoas impedidas de adicionar o usuário a grupos.

Limite de encaminhamento de mensagens
No intuito de dificultar o compartilhamento de notícias falsas, o WhatsApp limitou o encaminhamento para apenas 5 grupos, desde janeiro de 2019.

A restrição dificulta principalmente a atuação de robôs no encaminhamento de mensagens em massa.

Também foi adicionada a opção "Aparecer na conversa" para todas as mídias recebidas. Com esse recurso, sempre que um arquivo de mídia for aberto na galeria em um bate-papo, será possível acessar diretamente onde ela foi compartilhada.

Responder a mensagens de grupo em particular
Nem sempre um recurso útil precisa ser complexo, e é o caso dessa funcionalidade. A possibilidade de responder a uma mensagem em particular dentro do grupo simplificou ainda mais as conversas no aplicativo.

Em versões anteriores do WhatsApp, caso o usuário quisesse fazer um comentário privado sobre uma mensagem de grupo, era necessário que ele fosse até a janela do contato e iniciasse uma conversa.

Agora é possível selecionar uma mensagem específica em um grupo e respondê-la só para um contato.

Mensagens de áudio consecutivas
Não é um recurso revolucionário, mas simplifica muito a tarefa de ter que ouvir mensagens de voz recebidas em sequência. Agora é possível escutá-las continuamente, dispensando ter que apertar o "play" em cada arquivo de áudio.

Espera em chamadas de voz
Ele supre uma carência para quem utiliza com frequência a função de chamada telefônica: agora é possível deixar as chamadas de voz feitas pelo WhatsApp em espera, assim como as ligações telefônicas do celular.

Até então, quem fizesse uma chamada pelo WhatsApp não conseguia deixar o contato em modo de espera ou alternar entre chamadas recebidas.

Melhorias no Modo PiP (Picture in Picture)
O aplicativo recebeu uma atualização que permite ao usuário assistir a vídeos em uma janela pop-up, mesmo quando alternar entre conversas do bate-papo.

Atualizações de status no Facebook Stories
Este recurso permite o compartilhamento do status do WhatsApp no Facebook Stories, disponível para o Android e iOS.

Desbloqueio por impressão digital
Todos os usuários do Android e iOS passaram a poder bloquear automaticamente e desbloquear o WhatsApp usando a impressão digital.

O recurso oferece algumas opções de personalização:

configuração do tempo para o bloqueio automático da tela;
restrição da exibição do conteúdo nas notificações, incluindo o remetente da mensagem.
Os usuários do WhatsApp para o iPhone poderão usar o bloqueio através do Face ID, além da impressão digital.

No entanto, o recurso é limitado e pouco intuitivo, como avaliou o especialista em segurança digital Altieres Rorh.

 

G1

COMENTÁRIOS